Projetos e serviços
realizados pelo CEADI
Modelo Denver
É um modo intensivo de intervenção desenvolvido para crianças no espectro autista e favorece o desenvolvimento em todos os aspectos.
Sendo um checklist abrangente vai avaliar e cuidar de competências que vão desde a comunicação até a independência pessoal. Como um modelo naturalístico entende a motivação da criança para brincar como catalisador das brincadeiras e pode ocorrer dentro de espaços como casa, escola e clínica.
O seu grande eixo é a motivação intrínseca para as interações sociais, ou seja, no aumento das habilidades socioemocionais, de linguagem e das trocas afetivas das crianças com o outro. Reconhece assim, que o desenvolvimento nesses domínios é particularmente afetado o autismo.
As práticas de intervenção são baseadas em evidências replicadas de pesquisas sobre aprendizagem na primeira infância e aprendizagem do desenvolvimento.
Integração Sensorial
O Núcleo se propõe a disseminar o saber da integração sensorial dentro de uma abordagem multiprofissional e interdisciplinar.
Entendemos que o processamento sensorial atravessa todas as áreas do desenvolvimento: aprender, brincar, se relacionar, interagir, se movimentar, ter autonomia no cotidiano, dentre outras habilidades.
Na prática, avaliamos a criança e podemos estabelecer quais das suas dificuldades no desempenho ocupacional estão relacionadas à disfunção de processamento sensorial, sendo a criança atendida no Ceadi ou não.
A avaliação finaliza com a entrega de um relatório que destaca à relação entre o processamento sensorial e as capacidades/dificuldades da criança em atividades do seu cotidiano.
Entrelaços
Neuroaudiologia PAC
Esse projeto foi idealizado para o acompanhamento e escuta mais próxima das famílias.
Esta construção se dá através da escuta dos responsáveis e momentos de encontro em grupos. As bases são o acolhimento, a escuta ativa e a psicoeducação.
Queremos ajudar as famílias na ressignificação do seu lugar de pais, respeitando suas próprias condições e necessidades. Acreditamos que esse suporte pode instrumentalizar as famílias para que, apoiadas emocionalmente e munidas de conhecimento, encontrem seu jeito próprio de viver a maternidade e a paternidade.
Ouvir bem é fundamental para o processo de aquisição dos sons da fala, alfabetização, atenção e memória. Além disso, nos ajuda a ter mais qualidade de vida e melhora a socialização.
Crianças que apresentam queixas para entender a professora, para ler e escrever, de socializar com os coleguinhas, compreender piadas e ironias ou até mesmo de desenvolver a fala, podem apresentar algum transtorno no PAC e/ou outras dificuldades relacionadas à audição.
O Núcleo é um serviço específico de avaliação e tratamento para questões relacionadas à audição, desde a recepção do som (audiometria, BERA) até seu processamento central (PAC). Fazemos o acompanhamento auditivo desde a fase de bebê até adolescência.
Centro de Estudos
O Centro de Estudos é o responsável pela formação continuada dos parceiros do Ceadi (terapeutas das diferentes especialidades), e/ou pela promoção de eventos para o público externo.