O Que Fazemos
Nosso objetivo é tornar a criança e o jovem autônomos com o máximo de competências cognitivas, comunicativas e psicomotoras para se inserir nas atividades da vida diária e de lazer, na escola e no trabalho.
Além disso, apostamos em uma sociedade inclusiva capaz de abarcar as diferenças.
O CEADI oferece:
- Avaliação Interdisciplinar
- Atendimento individual especializado
- Grupos terapêuticos
- Clínica em extensão:
Oficinas externas (ida ao teatro, à praia, etc.)
Oficinas internas (atividades especiais em datas comemorativas)
Atividades de rua (atividades de vida prática, como uma ida ao mercado ou um passeio na praça)
Acompanhamento escolar e domiciliar
- Organização de cursos, palestras, seminários e grupos de estudo
Conheça mais detalhes sobre o que fazemos abaixo: therasuit psicomotricidade
Bebês
Trabalho de fisioterapia para bebês, chamada de estimulação precoce, feita por profissionais com formação específica na área.
Há todo o acompanhamento do desenvolvimento do bebê, que pode ter ou não uma história de risco. Além disso, o trabalho realizado busca agir de forma preventiva para evitar sequelas futuras.
Educação Física adaptada
Tem como objetivo principal a inclusão da criança no esporte. É um recurso importante para o desenvolvimento de habilidades motoras e sensoriais, mas também sociais e afetivas, que amplia as possibilidades de participação social.
Os professores estão habilitados para reconhecer as dificuldades, mas principalmente para estimular as possibilidades de desenvolvimento e autonomia de cada criança.
Assistência ou acompanhamento domiciliar
Analisamos o ambiente domiciliar em relação à acessibilidade, disposição do mobiliário, brinquedos e atividades que estão sendo oferecidas e a interação dos nossos clientes no domicílio.
Para cada caso são oferecidas orientações sobre recursos e adaptações que proporcionem maior autonomia e independência na realização das atividades.
Oficinas Terapêuticas
Atividades em grupo que desenvolvemos dentro do espaço do CEADI e em espaços de lazer (praia, teatro, cinema, circo). Têm como objetivos:
- a habilitação das crianças e adolescentes para atividades em grupo;
- aceitação de regras de conduta e limites para realização de uma atividade;
- ampliar as possibilidades do sujeito estar em diferentes ambientes,
- promover sua autonomia e independência.
Adolescentes
Convida o adolescente a exercitar sua capacidade, para incluir o seu saber ao saber social em direção à cidadania.
Temos como objetivos:
- favorecer a (re)construção da cidadania, dos direitos dos adolescentes com deficiência ou dificuldades de aprendizagem;
- estimular a capacidade reflexiva do adolescente para uma melhor tomada de decisão;
- favorecer a ampliação das redes sociais;
- favorecer a ampliação das trocas interpessoais;
- estimular a independência no trânsito pelos espaços da cidade.
Assistência ou acompanhamento escolar
A intervenção inclui a análise do:
- ambiente escolar;
- participação e orientação no projeto pedagógico;
- análise individual de desempenho escolar;
- adequação do espaço físico para facilitação do acesso e da utilização dos diversos ambientes da escola;
- adequação do mobiliário, através de adaptações personalizadas;
- adequação curricular e orientação para a utilização de recursos materiais, equipamentos de informática, materiais desportivos, brinquedos e materiais escolares adaptados.
Reuniões com os pais
São momentos de escuta e troca, onde compartilhamos e reavaliamos nossas ações, e mantemos a família envolvida em todo o processo terapêutico.
Também podemos estar com profissionais de outras clínicas que acompanham os clientes, inclusive médicos, para também definir condutas e procedimentos.
Núcleo de Supervisão
Centro Pedagógico
Tem como objetivo a capacitação e atualização de profissionais que trabalham com bebês, crianças, adolescentes e jovens com alterações do desenvolvimento.
Visa ao aperfeiçoamento técnico-científico da equipe, alinhada com a proposta de trabalho do CEADI. Os estudos e discussões abrangem:
- análise dos modelos de avaliação;
- diagnóstico;
- suporte para a família;
- modalidades de atendimentos e técnicas,
- reflexão sobre a posição do terapeuta no processo de tratamento.